RR Cobrança dobra capacidade de operações com soluções Aspect

• Resultados incluem o dobro da capacidade de atendimento outbound (cerca de 25%) e a marcação e a identificação confiável para os contatos não entregues
  • Êxito foi alcançado por meio da solução Aspect Unified IP 7.1
A RR Cobrança, uma empresa de recuperação de créditos em atraso, que figura entre as 10 principais empresas do setor, dobrou  a capacidade de suas operações de contact center. A mudança foi resultado da implantação, realizada pelo parceiro da Aspect, AHEAD-UC, da plataforma unificada de gerenciamento de interações com o cliente e otimização da força de trabalho, Aspect Unified IP 7.1.
Um dos principais desafios da empresa era o de dobrar a capacidade de eficácia das suas operações outbound (capacidade de encontrar e conseguir falar com o cliente inadimplente) e também o de otimizar o registro e a identificação das marcações dos contatos não entregues (caixa postal, ocupado e etc.).

Anteriormente, mesmo apresentando excelentes resultados junto aos seus clientes, a RR Cobrança utilizava um discador mais simples que, segundo a visão crítica dos seus executivos, não atingia a performance que julgavam ser a necessária e a mais adequada para o negócio. Os agentes de cobrança da empresa permaneciam muito tempo ociosos e o retorno dos acordos feitos com os clientes estavam abaixo do que esperavam. Além disso, necessitavam de uma ferramenta que pudesse lhes oferecer um grande suporte, de maneira que a liderança da RR estivesse absolutamente tranquila para expandir os negócios da empresa de forma sólida, conquistando, assim, novos clientes de maneira sustentável.

A empresa de recuperação de crédito precisava de uma ferramenta robusta que trouxesse, ao mesmo tempo, facilidade de manuseio e controles inteligentes de produtividade para suas operações, que aliados ao excelente processo de score mantido pela área de planejamento estratégico interno da RR, assim como a alta qualificação das suas equipes de cobrança, pudessem proporcionar aos seus clientes grande performance em recuperação.

Em meio a esse cenário, a RR Cobrança, que já conhecia a Aspect pela sua capacidade de entregar uma tecnologia diferenciada em detecção de voz, entrou em contato com o parceiro AHEAD-UC, que implementou na RR um piloto da ferramenta Unified IP para que a empresa pudesse testar a qualidade e eficiência do produto por um mês.

Os recursos outbound da Aspect ajudaram a RR Cobrança a maximizar as oportunidades de receita, a reduzir a inadimplência e a baixar a incidência dos erros de entrada. “A ampla gama de capacidades das soluções da Aspect confere autonomia aos agentes de cobrança e acelera os tempos de resposta, além de aumentar a produtividade e reduzir os custos, melhorando a satisfação do cliente final, possibilitando que o agente entre em operação mais rapidamente”, ressalta Ricardo Gorski, vice-presidente de vendas para Brasil e Cone Sul da Aspect.

Já no primeiro dia da implantação da ferramenta, a performance da Aspect foi quase 5 vezes superior comparada à plataforma utilizada anteriormente, proporcionando um crescimento de 375% na geração de acordos, ou seja, a elevação do faturamento por PA foi expressiva. Isso porque o agente de cobrança está sempre em ligação, uma vez que o cliente é localizado mais rapidamente.

Como resultado, a RR Cobrança alcançou o dobro da capacidade de atendimento outbound (cerca de 25%) e a marcação e identificação confiável para os contatos não entregues. Antes de utilizar a ferramenta da Aspect, a porcentagem de ligações atendidas pelos clientes devedores era de 12,5% e, após a implementação, atingiu 23%  ̶  um aumento de 84%. Desta maneira, a RR Cobrança expandiu suas carteiras junto aos clientes existentes e conquistou novos, passando a ampliar seu portfólio.
O desempenho da ferramenta Aspect, aliado ao processo de inteligência estratégica já existente nas suas áreas internas, colocou a RR em destaque perante os seus concorrentes em todos os segmentos em que a empresa atua. “A Aspect foi fundamental no processo para unificar nosso know-how em cobrança”, diz Marcio Durães, diretor de Operações da RR Cobrança.

Sobre a RR Cobrança
A RR Cobrança é uma empresa de recuperação de créditos em atraso e figura entre as 10 principais empresas do setor. Está no mercado há 12 anos e no triênio 2009-2010-2011, obteve um crescimento de faturamento na ordem 1.163% e de 350% no número de posições atendimento (PAs), sendo apontada pela consultoria Deloitte e pela Revista Exame PME como a 5ª empresa que mais cresceu no Brasil, durante este período.  Tem como clientes os principais players do mercado financeiro, de seguros e de telecomunicações.

A Aspect constrói relacionamentos entre empresas e clientes por meio de uma combinação de software para contato com o cliente e otimização da força de trabalho nas empresas. Para mais informações, acesse pt.aspect.com.
Siga a Aspect no Twitter em @aspectBR. Leia nossos blogs em http://blogs.aspect.com.

Aspect e Aspect Software são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Aspect Software, Inc., nos Estados Unidos e/ou em outros países.  Os nomes de outras empresas e produtos mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.